ESTRADA DO CAJUEIRO
A conhecida Estrada do Cajueiro que liga a BR 405, no Distrito de Jucuri (Mossoró-RN) à BR 116 na Comunidade do Cajueiro (Limoeiro do Norte –CE) continua longe das prioridades dos homens públicos do RN e do CE. Em recente visita à Chapada do Apodi podemos verificar in loco as péssimas condições de trafegabilidade da Estrada, principalmente no trecho pertencente ao Estado do Rio Grande do Norte. A Estrada, no trecho Jucuri – Comunidade de Baixa Branca (Divisa com o Estado do CE) não apresenta nenhum sinal de que por lá se colocou pelo menos uma pá de piçarra nos últimos anos.
A Estrada que foi federalizada em 1o. de outubro de 2003 sob o número BR 437, continua esquecida pelos Governos dos dois Estados. Para percorrer de veículo 12 km da Estrada, na semana passada (30.08.2008) gastou-se mais de uma hora.
A seguir, mostraremos os principais aspectos que justificam a priorização do Asfaltamento da Estrada do Cajueiro:
O trecho pertencente ao RN é de apenas 32 km. 22 Km do Distrito de Jucuri ao Sítio Veneza (Baraúna) e 12 Km do Sítio Veneza à Divisa com o Estado do Ceará.
Ao longo da Estrada há diversas comunidades: Comunidade de Veneza(55 famílias), Comunidade de Boa Sorte (52 famílias), Baixa Branca (42 famílias), Lagoa do Rocha, Km 60, Meia Légua, entre outras.
A Estrada do Cajueiro serve aos assentamentos Poço Novo I (204 famílias), Poço Novo II (13 famílias), Militar (42 famílias), Santa Clara (12 famílias), Recreio (72 famílias), Santa Fé (72 famílias), Cristais (15 famílias), Ouro Verde (42 famílias), Formosa (32 famílias), Vingt Rosado (82 famílias), Baixa Verde (22 famílias), Bela Vista (20 famílias), Canaã I e II (50 famílias) e o distrito de Jucuri (800 famílias).
Uma placa afixada numa cisterna para armazenar a água de um poço construído pelo antigo IFOCS (Instituto Federal de Obras Contra as Secas) atesta a antiguidade da Estrada. Dentre outras informações a placa contém: profundidade – 127 m, ano – 1937.
No trecho do RN a estrada pode ser ligada ao município de Baraúna, um dos principais municípios produtores de melão do país, através da pavimentação asfáltica de 22 km (do Sítio Veneza a sede do município).
Na comunidade de Lagoa do Rocha está sendo implantada pela Agrícola Famosa uma grande área de Agricultura Irrigada. A empresa adquiriu uma área de 1000 hectares e já implantou 30 hectares de melão e 70 de Banana. Ambos os produtos destinam-se a atender ao mercado externo.
Em praticamente todo o trecho da Estrada do Cajueiro há água de boa qualidade e a baixa profundidade. Na maioria das áreas é fácil encontrar água a uma profundidade inferior a 100 metros e vazões acima de 80 mil litros-hora.
A Estrada é muito plana e o calcário, que em muitos trechos está aflorando, contribui para fortalecer a estrutura da estrutura da estrada.
Ao longo da Estrada do Cajueiro estão instalados diversos pequenos produtores de melancia que vendem a sua produção para as cidades de Fortaleza e Mossoró.
Os solos ao longo da Estrada do Cajueiro são de excelente qualidade para a produção de frutas, sendo que os mais profundos são adequados para culturas como banana e os mais rasos para melão e melancia.
Recentemente o Grupo Votorantim adquiriu uma área de 4 000 hectares ao longo da Estrada do Cajueiro que a partir de 2010 empregará mais de 1000 trabalhadores na produção de cimento.
Há duas importantes indústrias de calcário instaladas na região: Carbomil e Calcário do Brasil.
A estrada é bastante reta e não há necessidade de qualquer indenização de áreas.
Há poucos quilômetros da Estrada do Cajueiro a empresa Del Mont Fresh Organics Brasil implantou uma área de 3 000 hectares de Abacaxi Golden (MD2) visando ao mercado Europeu. É a maior área contínua desta fruteira do país. A pavimentação da estrada permitiria o escoamento da produção de abacaxi pelo Porto de Natal.
A Estrada do Cajueiro, se pavimentada, facilitaria o escoamento da produção agrícola (frutas, milho e feijão) do DIJA (Distrito Irrigado Jaguaribe – Apodi), um dos maiores perímetros irrigados do Semi-árido.
O Diário Oficial da União de 23 de agosto de 2005 publicou o Extrato do Contrato, no qual o DNIT (14ª. Unidade de Infra-estrutura Terrestre) contrata a empresa Maia Melo Engenharia Ltda pelo valor de R$ 251.958,43 para a elaboração do projeto da BR 437 RN, Trecho: BR 405 (Jucuri) – Divisa RN-CE.
A Estrada do Cajueiro é usada diariamente por ônibus que transportam trabalhadores das comunidades para as empresas de exploração de calcário e de agricultura irrigada.
A Estrada do Cajueiro liga-se a Estrada do Melão RN, cuja construção foi iniciada recentemente a partir do município de Tibau. A Estrada do Melão RN é composta dos seguintes trechos: Tibau – Pau Branco – Antiga Maisa – Baraúna – BR 437 (Estrada do Cajueiro).
A Estrada do Cajueiro também pode ser ligada à Transchapadão. A Transchapadão é uma estrada que liga o Distrito de Soledade (Apodi – RN) ao Distrito de Olho D`água da Bica (Tabuleiro do Norte). A pavimentação da Transchapadão (40 Km) já está sendo reivindicada pelo Fórum das Entidades Representativas da Sociedade Apodiense.
domingo, 31 de agosto de 2008
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